segunda-feira, 3 de março de 2008

O Fado da Compilação



Até percebo e aceito que seja um produto muito popular entre os turistas que nos visitam em Portugal. Até percebo que seja uma forma de o grande público conhecer fadistas até então desconhecidos. Até percebo que seja a forma de alguns mais novos se lançarem entre outros grandes. Mas caramba... Há uma falta brutal de discos de autor na prateleiras das discotecas. Outro dia falava com um senhor que tem uma ali na Rua Augusta e que me disse: "Os que já morreram, tirando a Amália é para esquecer!". E é mesmo verdade! Onde é que se arranja um disco do Manuel de Almeida, do Vicente da Câmara, da Fernanda Mariaou outros que tais sem ser em compilações? E isto é mau para o Fado e para Portugal. Porque um dia os turistas vão-se interessar mais e já vão estar fartos das mesmas compilações, sempre com os mesmos reportórios e vão sentir, como nós sentimos, a necessidade e vontade de conhecer mais a fundo os seus fadistas preferidos e o seu trabalho compelto. Não apenas um ou dois laivos para amostra. A crise que vive o mercado discográfico em nada ajuda a tudo isto.


Meus senhores, confesso que gostava de ver na prateleiras mais objectividade no fado que é oferecido. Estou farto de tanta colectânea e compilação! Se é preciso agradar ao turista e ao curioso do fado também é preciso satisfazer a necessidade de recordar os grande do passado que infelizmente já não podemos ouvir cantar em casas de fado. Estão mortos! Não voltam mais.


3 comentários:

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse...

Caro amigo, parte do problema parte exactamente pelos herdeiros dos grandes nomes do fado: muitos deles não deixam sair discos exclusivos de seus pais, tios ou avós pura e simplesmente porque não conseguem acordo financeiro com as editoras.

Se tem algum disco antigo com originais desses autores que hoje só se vêem em compilações, deixo-lhe um conselho: ouça-o as vezes que quiser mas não o venda à toa ou empreste. Os discos e cassetes de fado atingirão no futuro valores semelhantes aos dos selos históricos, visto que a tendência é a procura aumentar e a oferta diminuir cada vez mais.

P.S.: Convido-o a passar no meu blog:

http://yggdrasil.blogspot.com/

Fadista disse...

Não podia estar mais certo!
Se quiser, vá até à minha página onde poderá recordar alguns dos grandes nomes do passado...É um trabalho humilde, mas feito com muito amor pelo fado e por aqueles que lhe deram Voz
MLeiria